Ok.
Sabemos que atualmente no Brasil, não existe a obrigatoriedade de registro de marca, porque vivenciamos a livre concorrência. Mas, por que, cargas d’água se fala tanto em registrar a marca, proteger o negócio e etc?!
Bom, se existe uma dor que empresário ou micro empreendedor nenhum quer sentir é a ‘dor do bolso’. Exatamente! Quando se fala em pagar, mexer no bolso do empresário, é desesperador. Mas, afinal, o que isso tem realmente a ver com o registro da marca? É caro? Sim… nesse caso sim!
Imagine o seguinte cenário, onde uma empresa de eletrodomésticos, há anos no mercado, familiar, bem conhecida na região de atuação, começa a se expandir no mercado virtual, redes sociais… e, um belo dia, BOOM! Recebem uma carta formalizada, com todos os requisitos de notificação em sua sede: “SOLICITAMOS URGENTEMENTE QUE RETIRE TODA E QUALQUER MENÇÃO DA MARCA “X” SEJA POR MEIOS DE COMUNICAÇÃO, FACHADA, PAPELARIA, REDES SOCIAIS… POIS ESTA MARCA É DE TITULARIDADE DA EMPRESA “Y” o que esse empresário terá que fazer? Aceitar e realizar o que foi pedido.
Você deve imaginar a dor de cabeça, o transtorno que esse micro empresário deve passar, não é mesmo? Este não é nem o começo. Mudar o nome da marca para alguns pode até ser tarefa fácil, mas, e os clientes? Bom.. esses pagam as contas e trazem mais vendas, certo? Exato! Agora pense, na seguinte situação: um consumidor gostou de um determinado produto, e foi procurar a empresa para realizar a compra, cadê a empresa? a marca? onde foi parar.. mas ele tinha certeza que era outra empresa, não era essa… AAHRRH. Muito confuso, dá um nó na cabeça do cliente!
Consequentemente, as vendas despencam, existindo uma quebra de confiança com o consumidor, pois houve uma mudança “do nada” referente a marca.
Vejamos, que todo capital do qual podia investir em abrir mais mercado, teve que ser utilizado para bancar toda essa mudança, se reinventar dentro do mercado, buscar ‘novos’ clientes, até porque os clientes que foram conquistados anteriormente, não o conhece mais… certo?
Tudo isso poderia ser evitado se o empresário tivesse se atentado em proteger o seu negócio, proteger a sua marca. De fato, a falta de conhecimento sobre a importância da propriedade industrial no Brasil é bem grande. Pequenos negócios não dão a devida importância para este cenário, mesmo tendo acesso facilitado a informações, dicas, conselhos e afins.
Além de se proteger de fraudes e cópias no mercado, ter o registro da marca é muito mais que uma segurança jurídica, é zelo pelo negócio que se tem, é ter visão de expansão, de querer realmente crescer com o passar do tempo, gerar emprego, ter um produto ou serviço de qualidade. Neste caso não é custo, é investimento. É ter visão de empreendimento.
O conselho que fica nesse artigo nada mais é, você que dono de um pequeno negócio, é: procure um profissional da área de propriedade intelectual, se informe e dedique essa atenção a sua grande empresa que se tornará um dia.